terça-feira, 21 de maio de 2013

A EDUCAÇÃO E O SEU IMPACTO NO ÊXODO RURAL



A EDUCAÇÃO E O SEU IMPACTO NO ÊXODO RURAL

Principalmente na zona rural de nosso país é ensinado às crianças nos primeiros anos de sua existência, que para melhorar as suas condições de vida é preciso estudar. Contudo na maioria das regiões interioranas do nosso querido Brasil, este direcionamento parece entrar em contradição com as condições disponíveis aos pretensos estudantes: faltam escolas, professores, transporte, enfim, tudo parece ser muito mais complicado em se comparando as condições disponíveis nas grandes cidades.
Mas nem tudo está perdido, temos algumas exceções que merecem ser citadas, a exemplo, de Petrolina que é uma cidade do interior de Pernambuco que mais tem se destacado no setor educacional, em virtude da crescente oferta de ensino superior, proporcionadas por universidades e instituições privadas, estaduais e federais. Possuindo aproximadamente 20 mil estudantes universitários, com idade que variam entre 17 e 25 anos, sendo em grande maioria proveniente de outras regiões do Brasil, que podemos quantificar na razão de 4% dos estudantes universitários do Brasil, segundo afirma o economista Genival Ferreira.
Já o economista Kleber Ávila, acredita que este processo de interiorização da educação, vem garantindo a Petrolina um significativo crescimento social, alem de garantir a permanência dos jovens da região, evitando assim o êxodo em direção aos grandes centros urbanos. Ainda segundo Ávila a educação é um elemento que gera emprego na região, bem como necessidades em outras partes da economia local. “O desenvolvimento do setor educacional provocou ainda a dinamização de setores como o de serviços – hotelaria, turismo, comércio e imobiliário – provocando, guardadas as proporções, o deslocamento do centro dinâmico da economia local, até então concentrada na fruticultura irrigada”.
Ainda segundo afirma o especialista, a Univasf, dentre outras, participou do desenvolvimento do polo local: “com a chegada da universidade federal a cidade teve um ganho de qualidade através dos cursos da área de saúde, da geração de pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias pelos cursos de engenharia e ciências agrárias com aplicabilidade direta no setor de construção civil e agropecuária respectivamente. Também é possível destacar o estímulo ao empreendedorismo proporcionado pelos cursos de ciências aplicadas e sociais, além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras”.
Nos próximos anos é esperado o fortalecimento do polo educacional com o aporte de outras aplicações. “As instituições de ensino superior da região acenam de forma concreta para que isso venha acontecer, através da oferta de novos cursos da graduação, o que trará novos investimentos, criará mais postos de trabalho e proporcionará melhoria da qualidade de vida da população da região”, conclui Kleber.
Partindo do entendimento de que educação é a diretriz que determina todo processo de desenvolvimento de uma sociedade, de todo sistema econômico e social da mesma, este artigo defende a idéia de que o investimento em educação para cada grau e modalidade escolar é necessário para o momento vivido pelo jovem estudante na busca de sua definição moral, social e intelectual. O artigo em questão tenta evidenciar, que através da instalação de boas instituições de ensino, a exemplo de Petrolina uma cidade do interior de Pernambuco, que manteve os jovens estudantes da região, evitando o êxodo dos melhores alunos para os grandes centros urbanos do País, além de adquirir alunos oriundos de várias regiões do Brasil, fomentando e fortalecendo o desenvolvimento de diversas áreas de sua sociedade. E finalmente o artigo procura destacar o crescimento econômico social e intelectual que este investimento em educação de qualidade proporcionou (e promete proporcionar muito mais) a todos os habitantes desta região.


FONTES:
Castro, Cláudio de Moura, 2006 - "O que está acontecendo com a educação no Brasil?", em Edmar L. Bacha e Herbert S. Klein, A Transição Incompleta, Rio de Janeiro Paz e Terra, vol. I, 103-162.
Brasil. Ministério da Educação/1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Autor: Márcio Cezar Madureira

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