terça-feira, 21 de maio de 2013

HISTÓRICO DO ÊXODO RURAL NO BRASIL


HISTÓRICO DO ÊXODO RURAL NO BRASIL

A migração da população do interior do país para os grandes centros urbanos brasileiros, também conhecida como êxodo rural, ocorreu principalmente nos séculos XIX e XX, onde muitas famílias buscando melhores condições de vida deixaram suas cidades de origem, pois nestas ocorrera à perda da capacidade produtiva e das condições de sibsistência. Além disso, fatores como a concentração fundiária e o baixo investimento público auxiliarem no processo.
O primeiro grande marco deste movimento ocoreu em 1879, onde se presume que aproximadamente um milhão de pessoas deixaram o sertão brasileiro em direção aos centros urbanos face a uma grande seca que provocou a perda de rebanhos, da agriculta e  causou a morte de aproximadamente duzentas mil pessoas decorrente da fome, sede e de doenças trazidas pela miséria e desnutrição.
Embora em escala inferior, merece destaque, também, a migração da população de diversas áreas do país, principalmente nordetinos, por volta de 1880, para a cidade de Manaus, que torna-se líder mundial na exportação de borracha. Porém, em 1906, por diversos motivos, caiu vestiginosamente a produção, o que acarretou graves consequencias para a cidade e, praticamente, o fim do cicli da borracha na região.
Na década de trinta, o êxodo seguiu em direção ao Sul, chegando a São Paulo, onde os nordestinos, fugindo novamente da seca e da precária condição de vida na região, foram buscar trabalho nos cafezais. Porém, lá encontravam a concorrência de imigrantes italianos e espanhois, que em melhores condições físicas, tinham a preferência dos fazendeiros.
Na final da década de 1950, se inícia um outro processo migratório de destaque no Brasil, desta vez impulsionado pela abertura de empregos, principalmente na construção civil, em decorrência da construção de Brasília. Para lá, se dirigiram migrantes de todas as regiões brasileiras, principalmente das regiões Norte e Nordeste.
O Brasil presenciou o seu período de maior êxodo rural entre as décadas de 60 e 80, quando aproximadamente 15 milhões de pessoas abandonaram o campo e rumaram em direção aos centros urbanos. Isso equivale a 33% da população rural do início da década de 60. Este fato se deu em função do investimento que governo do então Presidente Juscelino Kubitschek fez visando o desenvolvimento industrial das grandes cidades da região sudeste, onde diversas empresas multinacionais foram instaladas, principalmente montadoras, abrindo portas para a absorção de grande massa de trabalhadores, principalmente nordestinos.
Outro aspecto que auxíliou neste movimento rumo as grandes cidades foi a política adotada pelo Governo após o golpe militar de 1964, devido à propaganda institucional que propagava o crescimento do Brasil e a erradicação da pobreza. A partir dos grandes centros, com urbanização acelerada e a construção civil, oferecendo oportunidades de emprego cada vez maiores à mão de obra não especializada e analfabeta, os migrantes tiveram acesso ao emprego e condições mais dignas de vida. Em função desta melhora, começaram a mandar dinheiro para as regiões de onde vieram, chamando a atenção dos parentes, amigos e vizinhos, que se encontravam ainda vivendo em condições precárias nas áreas rurais. Isto ocasionou uma aceleração do êxodo rural, causando ainda mais inchaço nos grandes centros.
Como vimos, o êxodo rural brasileiro rumo as grandes cidades tem sua origem, principalmente, por motivos econômicos e desastres ecológicos. A busca por emprego, condições de subsistência e uma infra-estrurura mínima de vida impulsionou todo esse movimento humano, que teve a população nordestina como principal vítima. Atualmente, verifica-se uma redução significativa deste processo, chegando-se a inversão do ciclo, onde em função dos problemas das grandes cidades a população busca retornar para o interior do país.

Fontes auxiliares:
http://www.infoescola.com/geografia/exodo-rural/
http://www.mundoeducacao.com.br

Abaixo podemos assistir um debate acerca do êxodo rural. Vale a pena conferir:

PROGRAMA DENTRO DO FATO: ÊXODO RURAL NO BRASIL


AUTOR: Francisco Marcelo

5 comentários:

  1. Gostaria de entender essa imagem, pois se a família está saindo do local e a figura atrás é de uma cidade, então não é êxodo rural. Alguém poderia explicar por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que os elementos foram colocados meramente para caracterizar a questão da industrialização. O que vc falou faz todo sentido, mas pense que foi a forma que o autor da imagem encontrou para concretizar essa ideia. Essa imagem pode representar o momento em que eles chegam na cidade então é aceitável que o cenário urbano já apareça. Enfim, acho que a mensagem continua sendo a do êxodo rural, mas é mt legal vc ter observado esse detalhe!

      Excluir
  2. Creio que os elementos foram colocados meramente para caracterizar a questão da industrialização. O que vc falou faz todo sentido, mas pense que foi a forma que o autor da imagem encontrou para concretizar essa ideia. Essa imagem pode representar o momento em que eles chegam na cidade então é aceitável que o cenário urbano já apareça. Enfim, acho que a mensagem continua sendo a do êxodo rural, mas é mt legal vc ter observado esse detalhe!

    ResponderExcluir