domingo, 12 de maio de 2013


Palco de Debate:

Êxodo e Democracia

Retirantes. Cândido Portinari

A população brasileira, principalmente a nordestina, historicamente sempre foi castigada por diversas intempéries que impediam o desenvolvimento econômico e social, sendo necessária a migração de seus locais de origem em busca de novas oportunidades e condições melhores de vida.
Este verdadeiro êxodo populacional, objeto de diversos estudos e pesquisas, acontece devido à ausência de políticas públicas de enfrentamento da pobreza e diminuição das consequências da seca. A falta de perspectiva de crescimento nos rincões do país faz acontecer um fluxo migratório para os grandes centros urbanos com objetivo de fugir da miséria e desamparo estatal.
No entanto, ao chegar às metrópoles, essa população depara-se com uma realidade totalmente anacrônica aos seus hábitos e costumes, em que impera a violência e desigualdade social, tendo que viver em bairros periféricos e submeter-se a empregos com alta carga horária em detrimento de remuneração adequada.
Esta situação gera a inversão do êxodo populacional no Brasil, que vem desde as últimas décadas do século passado apresentando sensíveis mudanças focadas no retorno desta população para seus locais de origem.
O presente blog se apresenta como palco de discussão desta temática, debatendo em diversos eixos os mais variados motivos que levam ao êxodo migratório no Brasil.

V

Nenhum comentário:

Postar um comentário